Prevenção, manejo e aproveitamento de plantas invasoras

Pesquisamos, praticamos e trocamos conhecimentos sobre a prevenção, manejo e aproveitamento de plantas invasoras em agroecossistemas:

  1. Quanta diversidade funcional e quais grupos funcionais precisamos consorciar em diferentes fases da sucessão agroflorestal para prevenir a invasão por plantas indesejáveis?
  2. Quais ferramentas, máquinas e implementos são mais adequadas para reduzir a mão-de-obra necessária para manejar sistemas agroflorestais em diferentes escalas?
  3. Quais grupos funcionais de cultivos consorciados são compatíveis com diferentes regimes de manejo mecanizado para corte e organização de biomassa vegetal para adubação verde?
  4. Como aplicar os princípios e práticas da sucessão agroflorestal para gerar alta produtividade e diversidade de alimentos agroecológicos e outros bens materiais junto à restauração ecológica de ecossistemas degradados ao mesmo tempo, no mesmo espaço?

Consorciar cultivos com características complementares protegem melhor o solo, previnem plantas invasoras e aumentam a produtividade, conforme detectado no SAFcientífico, experimento de longa duração na Faz. Experimental da Ressacada da UFSC em Florianópolis (SANTOS et al, 2021  J. Appl. Ecol.)