SAF didático

Linha de >10 espécies de frutíferas, madereiras e adubadeiras ainda dominadas pelo feijão-guandu Cajanus cajan (lado esquerdo) e capim-tanzânia Panicum maximum (lado direito), que produz muita palhada em vários cortes por ano para sempre manter o solo coberto e alimentar uma diversidade de vidas no solo.

O SAF didático é um laboratório vivo em campo que visa produzir alimentos agroecológicos e restaurar o funcionamento do ecossistema e a biodiversidade da Mata Atlântica ao mesmo tempo no mesmo espaço. Num processo coletivo de ensino-aprendizagem prática, otimizamos arranjos de espécies, práticas de manejo, incluindo manejo mecanizado em diferentes escalas com prioridade para restauração+produção simultânea e integrada de alimentos, madeira e material propagativo (sementes e outros tipos de germoplasma).

Croqui do SAFdidático em junho 2020: Organização da diversidade multifuncional do modo que permite manejo frequente mecanizado de faixas de adubadeiras: capim-colonião (Panicum maximum cv. Mombaça e Tanzânia) cortado várias vezes por ano com segadora. Capim-elefante-roxo (Pennisetum purpureum) cortado, triturado e enleirado em cada passagem da ensiladora (várias vezes por ano).