Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)
Base de dados de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)
A base de dados de plantas alimentícias não convencionais (PANC) do LEAp-UFSC possui mais de 170 espécies de plantas alimentícias organizadas de acordo com o nome popular, com informações sobre partes comestíveis, métodos de preparo, nome científico, família e identificação botânica, origem, hábito de crescimento, receitas e outras informações relevantes.
Essa base de dados foi elaborada em conjunto com o guia “Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC): guia para agricultores e consumidores”². Ambas as ferramentas têm por objetivo ajudar agricultores e consumidores a reconhecerem plantas alimentícias que são normalmente desconhecidas ou pouco utilizadas no campo ou nas feiras, porém são de extrema relevância para a soberania alimentar, conservação da biodiversidade e geração de renda¹.
Foto: Larisse Cavalcante
Produto de pesquisa de mestrado em Agroecossistemas da Larisse Cavalcante, orientada pelo professor Ilyas Siddique e co-orientada pela professora Hannah Wittman, as publicações são fruto de uma colaboração entre muitas pessoas e instituições: Jefferson Mota e Ana Clara Farias; LEAp-UFSC; Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO); Universidade da Colúmbia Britânica (UBC); LiteFarm (aplicativo de código aberto de gestão de estabelecimentos agrícolas); Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS.
Dedicamos essas ferramentas a todas às famílias agricultoras que possibilitaram a construção das mesmas, e que são verdadeiras guardiãs da agrosociobiodiversidade.
Base de dados de PANC (em construção)
Referências:
- KINUPP, V. F.; LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos de Flora, 2014.