DiversiPlant: WebApp para escolher consórcios de plantas em agrofloresta e restauração

[version in English language]

Aplicativo para planejar policultivos combinando ecofisiologia das maiores bases botânicas com conhecimento de praticantes

💰Aceitamos propostas: Serviço de programador(a) Python/Shiny/GeoPandas

DiversiPlant é um projeto de aplicativo de código aberto que objetiva ajudar as pessoas trabalhando com agricultura, silvicultura e restauração ecológica a selecionarem combinações de espécies de plantas úteis que se desenvolverão produtivamente quando densamente intercaladas no mesmo espaço e ao mesmo tempo. A partir de milhares de espécies potencialmente adaptadas ao clima local, cada projeto ou iniciativa local pode personalizar com flexibilidade a filtragem de espécies, considerando principalmente espécies nativas e ameaçadas, com usos socioeconômicos localmente importantes, serviços ecossistêmicos e para preencher lacunas de segurança nutricional. Espera-se que essa personalização versátil de um contexto para outro ajude a reverter a homogeneização biológica em curso nas paisagens e, ao mesmo tempo, atenda às necessidades mais urgentes da população e dos ecossistemas locais.

Para conter a perda de biodiversidade, não devemos repetir prescritivamente o mesmo conjunto restrito de plantas dominantes em fazendas, territórios e países. As ferramentas CIFOR-ICRAF ajudam a filtrar entre dezenas de milhares de espécies de árvores, aquelas mais adequadas para condições ambientais locais (TreeGOER) e demandas socioeconômicas (GlobUNT) para qualquer estabelecimento agrícola ou projeto, incluindo espécies raras, negligenciadas, promissoras e nativas.

Para melhorar simultaneamente o fornecimento múltiplo e regular os serviços ecossistêmicos, o consórcio economiza espaço, insumos e aumenta a produtividade, mas combinações de espécies incompatíveis e complexidade operacional são grandes restrições à adoção. Para evitar a competição, estamos construindo uma ferramenta de decisão online para escolher combinações compatíveis de árvores e culturas, ao mesmo tempo em que permite ajustar o nível de diversidade administrável para cada fazenda ou projeto. Para ampliar a aplicabilidade em contextos ambientais e socioeconômicos, as regras de montagem de consórcio minimizam a sobreposição de nichos ecológicos fundamentais com base em características de plantas obtidas para milhares de espécies. Para preencher lacunas de dados em dimensões de nicho importantes (por exemplo, tolerância à sombra) e garantir praticidade agronômica e silvicultural, integramos fontes de características científicas com a experiência de praticantes de agrofloresta por meio do compartilhamento de conhecimento científico cidadão. A visualização aberta e interativa e os links diretos para recomendações detalhadas de manejo para cada espécie por meio do Agroforestry Species Switchboard 4.0 visam facilitar a conservação da biodiversidade ameaçada pelo uso sustentável.

Os critérios de design do aplicativo se pautam pela utilidade prática para diversificar a produção agropecuária e silvicultural e pelo potencial para reverter a homogeneização biológica das paisagens agropecuárias:

1. Atender flexivelmente o gradiente de praticantes que conseguem lidar com distintos níveis de complexidade:

a) Principiantes para aprenderem como aplicar os princípios agroflorestais no seu contexto simples, sem arriscar de perder rendimento da sua produção ‘carro chefe’ e
b) Avançados para iniciarem novas cadeias produtivas baseadas em espécies promissoras e para apoiá-los na ministração de cursos e oferta de consultorias.

2. Funcionalidades desenhadas para incentivar praticantes a compartilharem seus conhecimentos para preencher lacunas nos conhecimentos de outros praticantes e nas bases científicas já incorporadas no DiversiPlant.

3. Restaurar componentes importantes da biodiversidade de plantas nas paisagens agropecuárias:

ALFA: Facilitar a inclusão de mais espécies (especialmente nativas, multifuncionais) nos pomares, lavouras, hortas, silvicultura de modo que não competem com os objetivos principais produtivos.
BETA: Facilitar que cada iniciativa escolha conjunto distinto de espécies, customizado pelas preferências socioeconômicas e socioculturais de cada projeto e pelas prioridades ecológicas locais (estimular alto turnover de espécies escolhidas entre projetos da mesma região).
ALFA + BETA + GAMA: Gerar procura por sementes e mudas de plantas úteis negligenciadas, atualmente indisponíveis nos viveiros, que posteriormente amplia a capacidade para renovar e multiplicar o germoplasma, incentivando a propagação continuada de espécies diferentes em cada local.

 

Estágio atual da versão pré-teste:

Alguns passos funcionais da versão pré-teste do app já disponíveis (endereço temporário):
https://r9-kdd3.math.ubc.ca/diversiplant

Falta implementar no aplicativo:

DiversiPlant protótipo navegável (apenas design, sem funcionalidade, disponível offline também).

Apresentações e debates sobre o design do DiversiPlant:

  • Resumo expandido de trabalho científico apresentado no Congresso Brasileiro de Agroecologia 2025 (no prelo na Cadernos de Agroecologia)
  • Seminário Mundial de Agrofloresta CIFOR-ICRAF Science in Action 31 de janeiro de 2024: Slides e gravação completa do seminário + perguntas e respostas: https://youtu.be/Dcf9Jz2cvjw

Equipe:  

  • Ilyas Siddique, Renata Rodrigues Lucas, João Lucas Cortinovis (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC)
  • Riddhi Battu, Khanh Dao Duc (University of British Columbia – UBC)
  • Roeland C. Kindt, Muhammad N. Ahmad (World Agroforestry – CIFOR-ICRAF)
  • Em diálogo com parceiros da Rede SAFAS, Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Mutirão Agroflorestal, e diversos outros interlocutores